O Centro de Informática Educativa tem como objetivo integrar os conteúdos curriculares, tornando-se uma ferramenta interdisciplinar. Dessa forma, a serviço do projeto educacional, estimula os alunos a trabalharem os temas, projetos e atividades sugeridos no contexto da sala de aula, a partir do uso da internet e de softwares diversos, tendo sempre a preocupação precípua de transformar essas informações em conhecimento.
As atividades são planejadas de maneira a permitir ao aluno pesquisar, filtrar e organizar dados com maior autonomia e responsabilidade. O professor, por sua vez, terá o laboratório de Informática como excelente aliado no processo de desenvolvimento reflexivo e crítico do aluno.
No início deste ano(2014), o Centro de Informática Educativa foi ampliado com mais dois ambientes tecnológicos de aprendizagem, ambientes estes, onde alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II utilizam TABLETS EDUCATIVOS, como principal ferramenta de apoio educacional.
A interface desta tecnologia pode auxiliar no âmbito pedagógico, uma vez que aumenta o interesse pelas propostas e pelos desafios, gera motivação pelo saber e conhecer, tem-se a vantagem da mo-bilidade propiciando estudos do meio, pesquisas in loco e outros, possibilita a investigação. Há uma diversidade de aplicativos que integrados a sons, imagens e animações atraem e promovem o aprendizado, promove a colaboração entre alunos da escola com alunos de outras escolas, regiões e até países, pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades de expressão e a criatividade, etc.
É possível aprender de forma mais personalizada e diferenciada, em diferentes espaços e tempos, além de ser uma ótima alternativa de ambiente de aprendizagem.
A robótica, além de propiciar ao aluno o conhecimento da tecnologia atual, desenvolve:
O Cine e vídeo funciona como disciplina transversal, trabalhando as noções básicas de filmagem, abordando, em geral, o tema do projeto anual.
Novas Mídias é uma disciplina que objetiva levar aos alunos a refletir e analisar as influências das mídias na cultura atual, compreender as linguagens e formatos das tecnologias de comunicação e informação para um uso consciente e desenvolver habilidades para que os alunos sejam capazes de realizar projetos educativos com o uso das interfaces de comunicação virtual. O estudo das mídias oferece a possibilidade aos jovens de compreender o desenvolvimento da revolução digital através dos tempos históricos e explorar os novos formatos de mídias na prática.
A dinâmica das aulas promove o desenvolvimento das práticas pedagógicas, por meio de estratégicas metodológicas que contemplem o saber fazer e a fundamentação teórica. Entre as estratégias pedagógicas destacam-se: aulas interativas, pesquisas e estudos dos textos, discussões, análise e reflexões sobre a prática, exploração de interfaces virtuais e softwares de edição de texto, imagens e áudio.